10 motivos para comer de 3 em 3 horas

MESTRA EDUCAÇÃO

10 motivos para comer de 3 em 3 horas

Comer com intervalos menores de tempo ajuda a acelerar o metabolismo, a afastar o cansaço e a regular os níveis de insulina

Dietas da moda é o que não faltam para dizer que comer de 3 em 3 horas é um mito. Mas não se engane, o que falta nas alimentações restritivas é equilíbrio. E esta é justamente a proposta ao se comer em pequenos períodos ao longo do dia.

 

Aprender a comer é a chave para manter um organismo saudável e forte, com nutrientes e vitaminas no seu dia a dia e sem deixar de comer os alimentos que mais gosta. Por isso, se o seu objetivo é perder peso, comer de 3 em 3 horas é o primeiro passo para uma vida com mais saúde.

 

Conheça 10 motivos para comer de 3 em 3 horas

 

1 – Mantém elevado os níveis de energia

Fraqueza? Sem essa! Comer de 3 em 3 horas mantém o seu corpo abastecido e com mais disposição, favorecendo a prática de esportes, sem o perigo de passar mal por fraqueza.

 

2 – Ficar muito tempo sem comer aumenta o cansaço e a vontade de consumir alimentos calóricos

O organismo não gosta de passar fome e, por garantia, faz uma reserva de energia, mas com duração de apenas 3 horas. Após este período, o cansaço começa a aparecer e o corpo busca outra fonte de energia: os músculos, a sua massa magra. Isso só faz com que o cansaço aumente mais ainda e é nessa hora que a vontade de comer alimentos gordurosos, doces ou frituras aparece.

 

3 – Melhora a utilização e distribuição dos alimentos no corpo

Cada alimento ingerido tem uma função, seja com a melhora dos fios do cabelo à prevenção de doenças. Mas, para que esses alimentos façam o seu trabalho corretamente é preciso comer regularmente. A ação provoca um fluxo constante de nutrientes e, assim, o organismo não armazena esses nutrientes e os utiliza no corpo.

 

4 – Diminui o armazenamento de gordura

O corpo faz de tudo para se proteger e para que ele não ligue os mecanismos de sobrevivência, comer de 3 em 3 horas é a sua garantia para deixá-lo tranquilo. Isso porque, se o organismo se sente ameaçado, provocará o armazenamento de gordura, resultado de quando se fica longos períodos sem comer.

 

5 – Aumenta o metabolismo

Sim! Pode parecer estranho que comer mais vezes é o que vai te fazer queimar mais calorias, mas é a verdade. Toda vez que você come um alimento, seu corpo gasta energia para digeri-lo, assim, comer em curtos períodos de tempo aumenta o seu metabolismo.

 

6 – Mantém sua dieta estável

Quando se faz dietas restritivas, na maioria das vezes, fica-se muito tempo sem comer e a vontade de devorar aquele brigadeiro fica cada vez maior. Mas quando você se alimenta de 3 em 3 horas, mantém o seu corpo saciado por mais tempo e você longe das vontades incontroláveis.

 

7 – Ajuda os músculos

Ao se comer de 3 em 3 horas, os músculos passam a receber constantemente os nutrientes necessários para manter a massa muscular, garantindo um corpo mais firme e longe da flacidez.

 

8 – Regula os níveis de insulina

Manter os níveis de insulina controlados é fundamental para ficar longe de muitos problemas de saúde. E com a alimentação de 3 em 3 horas, a insulina tem a sua produção equilibrada e sem sobrecarga no organismo.

 

9 – Maior controle para organizar a alimentação

Queira ou não, com mais vezes para se comer é preciso estabelecer um rotina. Para quem tem preguiça, isso é uma boa notícia porque provoca maior atenção ao que se come e quando se come.

 

10 – Evita comer fora de horário

Um dos principais vilões para o equilíbrio do corpo é comer exageradamente no período noturno. Muitas vezes, isso é acontece quando se passa o dia todo sem comer ou com refeições muito restritivas durante o dia. Não dá outra, um verdadeiro ataque à comida. Mas com o intervalo de 3 em 3 horas, a saciedade se torna uma constante e você não tem motivos para sair da linha.

 

Apesar de todas essas dicas, lembre-se sempre de consultar um profssional qualificado para avaliar e acompanhar a sua alimentação, assim você atinge seus objetivos e não prejudica a sua saúde.

 

Conheça Nosso Curso Emagreça com Saúde:

 

Emagreça com Saúde