Benefícios da cafeína para o emagrecimento

MESTRA EDUCAÇÃO

 

Conheça os benefícios da cafeína para um emagrecimento saudável

 

Presente no café, a substância ajuda a queima de gorduras, a concentração e até a respirar melhor.

Tem gente que não consegue começar o dia sem ele. Seja com açúcar, adoçante ou puro, o café está na xícara do brasileiro. E não é para menos, já que o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Só em 2018, exportou mais de R$ 35 milhões de sacas de café e teve o consumo interno de R$ 21 milhões de sacas, segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).

 

Isso é muito café consumido no país e a boa notícia é que ele faz um bem danado para a saúde, se ingerido adequadamente, principalmente, para quem quer controlar o peso e se manter distante de doenças, como o diabetes.

 

A responsável por proporcionar os benefícios é a cafeína, uma substância presente no café, mas que também pode ser encontrada em diversas outras plantas e alimentos, como chocolate, refrigerantes, energéticos, erva mate e até em medicamentos.

 

Mas como o café pode ajudar no emagrecimento?

 

O café é estimulante, contribui com a melhora da concentração e até na capacidade respiratória. E a melhor forma de utilizar a bebida é como um potencializador da sua dieta.

 

Por ter propriedades termogênicas, a cafeína acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura no organismo. Desta forma, tomar um cafézinho antes de uma atividade física pode dar mais energia e, ainda, ajuda na quebra daquela gordurinha que tanto incomoda.

 

Mas não é só isso. A bebida também ajuda a diminuir o apetite, por isso deve ser consumida em horários estratégicos, como antes do almoço, por exemplo. Entretanto, é preciso ter cuidado no período noturno, principalmente, as pessoas que sofrem com insônia, e limitar o seu consumo até as 18h.

 

Outro mal que o café combate é a retenção líquida, que pode aumentar até 3 kg na balança. A bebida favorece a eliminação da água retida, diminuindo o inchaço no corpo, causado sobretudo pela elevada ingestão de sódio, o sal.

 

Para um efeito positivo no organismo, o café deve ser consumido com moderação, em torno de 200 ml a 300 ml por dia, em horários chave, como manhã, antes do almoço e pela tarde e, de preferência, por pessoas que praticam atividades físicas e que tenham um gasto enérgico constante.

 

Fique de olho no consumo do café

 

Mas atenção! Quase como regra, o excesso é prejudicial para a maioria das coisas na vida e o consumo do café não foge disso. O seu excesso pode causar dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade e dificuldade para dormir. No caso de gestantes, pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta, o cuidado deve ser redobrado e sem exagero no seu consumo.

 

E não se esqueça: estas são apenas dicas para contribuir com os seus objetivos, por isso consulte sempre um profissional qualificado para avaliar e acompanhar a sua alimentação.

 

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