Descubra se a sua dieta está realmente dando certo

MESTRA EDUCAÇÃO

 

Descubra se a sua dieta está realmente dando certo

 

Estresse, tonturas, queda de cabelo e dores de cabeça são sinais que a vontade de perder uns quilos pode ficar só na vontade

Engana-se quem pensa que a balança é o melhor parâmetro para saber se a dieta está no caminho certo. O verdadeiro protagonista é o corpo. Não podemos negar que o peso é uma referência importante, mas existem outros sinais que podem mostrar se você está no caminho do sucesso ou de mais uma experiência frustrada.

 

Atualmente, são inúmeras as dietas que prometem um emagrecimento quase milagroso, com conceitos inusitados e muitas limitações. O problema é o prazo de validade e os danos para a saúde que elas trazem.

 

Como saber se a dieta não é a ideal para mim?

 

O primeiro sinal de que a sua dieta não vai bem pode estar no seu travesseiro, no chão, nas roupas e no banheiro. É do seu cabelo que estamos falando ou, melhor dizendo, da falta dele. Quando o organismo fica em falta de nutrientes essenciais para o seu funcionamento, a queda de cabelo aparece. Mas isso pode consequência de diversos outros fatores, por isso é preciso ficar atento a outros sinais.

 

O mau humor e a irritabilidade também mostram a sua cara feia quando a dieta não vai bem. Na maioria das vezes, esses sintomas aparecem quando a restrição de calorias é muito acentuada, com baixa ingestão de carboidratos. Isso é um erro, porque o carboidrato afeta a produção da serotonina, um neurotransmissor que pode interferir no humor e no estado emocional das pessoas.

 

Outros sintomas que indicam uma dieta ruim são as tonturas e dores de cabeça. Assim como o mau humor, também ocorre pela restrição de alimentos e o baixo consumo de carboidratos, favorecendo a cetose, que causa mau hálito, dor de cabeça, tontura, desidratação e enjoos.

 

A forte vontade de comer doces ou alimentos muito calóricos também são sinais que a dieta não está fazendo bem para você. Quando se restrige demais ou se passa muito tempo sem comer, as chances de ter um ataque de comilança são muito maiores.

 

A falta de disposição e o cansaço são parte do seu dia a dia? Cuidado, esse é outro sinal que o seu corpo não tem recebido os alimentos que ele precisa para se manter.

 

No caso das mulheres, outro sinal que a dieta não está fazendo bem para a sua saúde é a interrupção da menstruação. O metabolismo desacelera quando se restringe as calorias e para que o corpo funcione de maneira mais eficiente, ele se esforça mais e como resultado, a produção dos hormônios é interrompida, o que pode causar até problemas reprodutivos.

 

O importante ao identificar esses sintomas ou iniciar qualquer dieta, é buscar a orientação de um profissional capacitado, para que o processo de emagrecimento tenha o resultado esperado, compreendendo todos os grupos alimentares e mantendo o organismo abastecido com os nutrientes necessários para uma vida mais saudável.

 

Conheça Nosso Curso Emagreça com Saúde:

 

Emagreça com Saúde