Arroz e o feijão são importantes para emagrecer?

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Por que o arroz e o feijão são importantes para emagrecer?

 

A dupla é responsável por garantir nutrientes essenciais para o corpo e ajudar no controle do peso

Existe uma combinação perfeita para a sua saúde e, provavelmente, faz parte da alimentação da maioria dos brasileiros diariamente. Sim, é o arroz e o feijão. Alimentos com os principais nutrientes que o organismo necessita, mas com uma vantagem que a maioria das pessoas desconhece: ajudam no processo de emagrecimento.

 

O paradoxo nessa história é que, na maioria das dietas, eles são os primeiros alimentos a serem eliminados do cardápio. Um grande erro para a saúde e para eliminar os quilinhos indesejados.

 

No caso do arroz, a sua origem vem da Ásia e o cereal pode ser encontrado nas versões branco, integral, preto, arbóreo, vermelho, selvagem ou orgânico. Seja qual for o seu tipo, ele é muito nutritivo e uma fonte de energia importante para dar aquele pique no dia a dia. Além disso, o arroz também é rico em fibras e proteínas, com quantidades elevadas de ferro e aminoácidos essenciais.

 

Já o feijão, além de ser rico em vitaminas do complexo B, minerais, carboidratos e proteínas, é fonte de ferro, zinco e cálcio, sem falar do alto teor de fibras, aliado importante para proporcionar maior sensação de saciedade. Ele pode ser encontrado nas versões carioquinha, de corda, preto, azuki, verde, jalo, vermelho, branco, entre outros.

 

Mas como o arroz e o feijão podem ajudar no processo de emagrecimento?

 

A resposta é simples. São alimentos fáceis de encontrar, podem ser consumidos todos os dias e são compostos por nutrientes que proporcionam mais saciedade, energia, ajudam na redução do colesterol ruim e a controlar o açúcar no sangue. O diferencial nisso tudo é que juntos suas propriedades são mais eficientes e trazem mais benefícios.

 

Mas mesmo sabendo das suas vantagens é preciso ficar atento à forma com que os alimentos são preparados, utilizando pouco sal e óleo, além de temperos naturais, como alho, cebolinha, salsinha etc. Outro ponto importante está na quantidade dos alimentos consumidos. Não adianta nada encher o prato com arroz e feijão e esperar emagrecer, é necessário ter equilíbrio e consumir sem exagero.

 

A escolha do arroz e feijão ideais também é importante para facilitar o emagrecimento, como optar pelo arroz integral. Em dietas ele é mais recomendado por estimular o intestino, aumentar a sensação de saciedade e ajudar o corpo a absorver menos gordura. Isso acontece porque ele é fonte de fibras, minerais e óleos essenciais.

 

Já no caso do feijão, a maioria deles é favorável ao emagrecimento. O feijão carioca, por exemplo, assim como os outros tipos, é rico em fibras, cálcio e fósforo e ajuda a proteger o sistema digestivo, a controlar o apetite, na formação dos dentes e contração muscular e com a saúde óssea. O feijão preto, por sua vez, contribui com a redução do colesterol ruim, ajuda a proteger o coração e melhora o fluxo sanguíneo.

 

Mesmo com todas essas dicas, consulte sempre um profissional qualificado para avaliar e acompanhar a sua alimentação, de forma equilibrada e que traga mais saúde para a sua vida.

 

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