Maquiagem envelhece?

MESTRA EDUCAÇÃO

 

Maquiagem envelhece?

 

Essa é uma dúvida que muita gente tem, mas não sabe se é verdade ou não e agora você vai descobrir.

 

Existem muitos fatorem que envelhecem a nossa pele, como cigarro, bebidas alcoólicas, sol, poluição, má alimentação e até dormir pouco. Mas se tem uma coisa que não envelhece a sua pele é a maquiagem.

 

Atualmente, alguns destes cosméticos oferecem proteção contra os raios solares e até cuidados anti-idade, o que a nossa cutis agradece. Essa é uma boa notícia, mas não quer dizer que ela não possa causar danos, principalmente, se usar produtos fora da data de validade ou de forma descuidada.

 

Quais cuidados são necessários com a maquiagem?

 

Muita gente não vive sem a maquiagem. Usa todos os dias, tanto de manhã quanto à noite. Mas é preciso ter alguns cuidados com a rotina e deixar a pele respirar, ou seja, dar um dia de folga para ela. Além disso, limpar bem a pele, antes e depois de aplicar a make, é essencial para que, mesmo usando produtos de qualidade, ela não seja agredida.

 

Limpar a pele

 

O cuidado principal com a pele é a limpeza. Dormir com a maquiagem, nem pensar. Por isso, é preciso começar o dia com uma higienização adequada, usando sabonete neutro, hidratando e protegendo a sua pele  antes de aplicar a maquiagem. Depois, pela noite, é preciso usar um bom demaquilante e repetir o processo de higienização, além de hidratar a pele ou até mesmo tratá-la.

 

Toda essa rotina é necessária para a retirada dos resíduos de produtos da pele, se isso não é feito, eles se acumulam e bloqueiam os poros, causando acne, alergias e até rugas, já que podem mudar a textura da pele.

 

Prazo de validade

 

A maquiagem pode ser ótima, mas se passar do prazo de validade, o seu efeito pode ser muito prejudicial. Um produto com data vencida pode causar irritações, alergias e até manchas na pele.

 

Outro fator importante é o local em que o produto fica exposto. A maioria das pessoas tem uma maquiagem antiga, que fica guardada num armário ou no banheiro e isso é um erro. A umidade pode favorecer o surgimento de fungos perigosos para a sua saúde. O ideal é armazenar esse tipo de produto em locais secos e arejados.

 

Além disso, mesmo que a maquiagem esteja com o prazo de validade em dia é preciso ficar atento ao aspecto dela. Se caso ela apresentar mudança de cor, textura ou cheiro, descarte o produto sem dó, mesmo que seja uma marca de qualidade. Alterações desse tipo podem acontecer e causar sérios danos à sua saúde.

 

Mas isso vale até para a máscara para cílios?

 

Sim! As dicas apresentadas são para todos os itens da sua necessárie, seja prime, corretivo, base, blush, iluminador, sombra, lápis, delineador, máscara para cílios, entre outros. Mas, no caso dos produtos para os olhos, o cuidado deve redobrado.

 

Isso acontece porque, essa é a área em que a pele é mais fina e olho é muito sensível. Alergias nesse local são muito comuns, principalmente porque as pessoas não se preocupam com a validade de um lápis ou delineador. Tenha muita atenção com estes produtos.

 

Cuidar da pele é o primeiro passo para ficar linda, lembre-se disso!

 

Facebook Instagram