Por que sempre limpar, tonificar e hidratar a pele?

MESTRA EDUCAÇÃO 

 

Por que devo sempre limpar, tonificar e hidratar a pele?

 

Cuidar do maior órgão do corpo é cuidar da saúde, já que a pele fica exposta a fatores externos prejudiciais para todo o corpo.

 

Mais que estética, cuidar bem da pele é uma questão de saúde. Estamos falando do maior órgão do corpo, que fica diariamente exposto a muitos fatores prejudiciais, como poluição, cigarro, variações de temperaturas, sol, entre muitos outros. Por isso, cuidar da pele é essencial para um bom funcionamento do organismo como um todo.

 

A pele é responsável pela proteção dos demais órgãos, controlar a temperatura do corpo, atua como reserva de nutrientes e possui terminações nervosas sensitivas, ou seja, o que faz você sentir um toque, um arranhão ou um beijo.

 

Mas para ela cumprir certinho o seu papel, seus poros precisam estar limpos e desobstruídos, evitando assim, um sério desequilíbrio e deixando a pele suscetível a desenvolver problemas, como excesso de oleosidade, cravos, espinhas, sensibilidade, alergias e até contribuir com o envelhecimento precoce.

 

Qual a melhor forma de limpar a pele?

 

É preciso começar cedo, assim que acorda. Essa rotina é importante para retirar os resíduos de maquiagens, cremes ou qualquer outro produto que está bloqueando os poros e aderiu à sua pele enquanto dormia. Além disso, no meio do dia, faça outra limpeza, evitando o famoso efeito rebote que é quando a pele fique sequinha e o organismo acaba produzindo mais óleo para compensar.

 

Quem utiliza maquiagem, deve manter essa rotina de cuidado antes de aplicar qualquer produto na pele. A limpeza ajuda a preparar e proteger o rosto.

 

Outra recomendação importante é utilizar um sabonete específico para o seu tipo de pele, caso contrário, você poderá causar mais danos do que melhorar. O rosto é mais sensível que outras partes do corpo, por isso exige um cuidado especial.

 

Tonificar é importante?

 

E como é. Mas muita gente se esquece desse passo. Tonificar a pele vem depois da limpeza, complementando o processo. O tônico é importante porque sua função é a de equilibrar o pH da pele, ajuda a diminuir os poros,  controlar a oleosidade e até a combater o envelhecimento, dando mais viço e suavidade.

 

Além disso, ele também ajuda a remover toda a sujeira que só a água e o sabonete não foram capazes de retirar, como resíduos de filtro solar e maquiagem. Outro benefício do produto é que ele também favorece o efeito de hidratantes e cremes. Assim como o sabonete, é preciso utilizar o tônico ideal para a sua pele.

 

Minha pele é oleosa, não preciso hidratar. Certo?

 

Errado. Muito pelo contrário, a hidratação vai ajudar a equilibrar a sua pele, seja ela seca, oleosa ou mista, basta escolher o tipo ideal para a sua pele. A hidratação ajuda a prevenir o envelhecimentoo precoce, já que mantém os níveis de produção de colágeno e não atrapalha a renovação celular. Outro ponto positivo para o hidratante é que ele ajuda a regular os níveis de sebo que a pele produz.

 

Então não se esqueça, o segredo para uma pele mais jovem e saudável é: limpar, tonificar, hidratar e proteger.

Facebook Instagram  

 

Conheça Nosso Curso Segredos de Maquiagem com André Sartori:

 

Segredos de Maquiagem

 

Veja também nossos outros artigos em nosso BLOG:

 

Devo usar máscara para cílios comum ou à prova d’água?

 

Maquiagem envelhece?