Qual a importância da base de um cosmético, aliada aos princípios ativos na cosmetologia estética?

MESTRA EDUCAÇÃO

 

Qual a importância da base de um cosmético, aliada aos princípios ativos na cosmetologia estética?

 

A escolha certa do produto e a aplicação adequada pode potencializar resultados e de forma mais rápida.

 

Todo mundo dá a sua opinião ou indica um produto cosmético maravilhoso. Mas, um produto não produz o mesmo efeito em todas as peles e muitos outros favores devem ser levados em consideração. A pele é um órgão muito importante e complexo do nosso corpo e, por isso, é necessário muito conhecimento para promover um cuidado especial para cada tipo cutâneo.

 

Por isso, é preciso entender dois conceitos básicos: a base cosmética e os princípios ativos, em especial, a união da base cosmética certa, com os princípios ativos necessários para promover um resultado satisfatório.

 

Base cosmética

 

Conhecidas também como veículos cosméticos, elas são, basicamente, as responsáveis por transportar os componentes, que vão promover as melhorias, até o local que necessita. Cada produto requer um tipo de base para a aplicabilidade específica desejada, seja um creme, uma loção ou um gel.

 

Os produtos em gel-creme por exemplo, possuem esse nome por não terem o aspecto oleoso. Eles são à base de água e muito usados em climas mais tropicais, aplicados em peles oleosas e com acne. Já as Emulsões são frequentemente destinadas para a hidratação e para efeitos anti-idade, podendo ser usadas em peles mais secas e em tratamentos corporais.

 

Mas, não basta só saber como aplicar. É preciso também saber o que compõe cada produto, o que faz dele tão especial. Neste caso, é preciso conhecer o seus os princípios ativos.

 

Princípios ativos

 

Os cosméticos são produzidos à base de ervas, frutas, plantas etc. Os princípios ativos são propriedades que esses produtos carregam e cada um tem o seu efeito e propósito.

 

Existem diversos exemplos de princípios ativos, como os ácidos: o ácido glicólico, por exemplo, atua na renovação celular e proporciona o clareamento da pele. Já o ácido salicílico tem ação esfoliante e queratolítico, muito usado no tratamento contra a acne.

 

Como exemplos de frutas e plantas, temos o goji berry, um potente antioxidante e o alecrim, excelente revitalizante e auxiliador no controle da oleosidade excessiva da pele.

 

Tipos de pele

 

Se você está lidando com uma pele seca, que precisa de hidratação, talvez o produto certo seja uma emulsão rica em manteiga vegetais, como a manteiga de karité. Já a hidratação para peles oleosas ou mistas deve ser feita por produtos em gel ou gel-creme. Mas seja uma pele seca ou oleosa, o segredo para que o produto seja eficiente está na escolha correta para o seu tipo de pele.

 

Conheça Nosso Curso Cosmetologia Estética em 5 dimensões:

 

Cosmetologia Estética em 5 Dimensões

 

Veja também nossos outros artigos em nosso BLOG: